Claydol
Tipos: Terra / Psíquico
Base de stats:
HP - 60
Ataque (ATK) - 70
Defesa (DEF) - 105
Ataque especial (SP ATK) - 70
Defesa especial (SP DEF) - 120
Velocidade (SPD) - 75
Total: 500
Overview:
Claydol, o Pokémon Boneca de Barro*, é a forma evoluída de Baltoy. Dizem que Claydol é uma antiga boneca feita a partir de barro e que foi adorada em antigas civilizações, que datam de 20.000 anos atrás. Quando ela foi exposta a raios misteriosos, pode adquirir vida. Com um forte poder psíquico, ele é capaz de lançar raios através de seus braços. Consegue girar os braços em torno de seu corpo pelo poder da mente. Claydol se movimenta por meio de levitação. Durante muito tempo, ele permanece dormindo. Ao ser acordado, tende a ser um Pokémon difícil de lidar e quase sempre aparece selado em antigas ruínas. Suas bases defensivas são realmente altas, o que atribui uma forte resistência em campo. Apesar de contar com stats baixos de forma geral (além das defesas), ele é um Pokémon que, curiosamente, possui muito potencial ofensivo, especialmente considerando a combinação de Calm Mind e STABs poderosos. Algo que muito se questiona a respeito dele é sua habilidade (Levitate) única e que impede a presença de outra mais funcional.
* Apenas em caráter de trivialidade: em inglês, a espécie de Claydol é tratada como Clay Doll.
Habilidade:
- Levitate (única): o Pokémon se torna imune a golpes do tipo terra.
Levitate é uma das habilidades que mais me causam divisão. De um lado, é excepcional contar com a imunidade oferecida por ela; do outro, oferecer apenas isso retira as chances de Claydol se aproveitar de tantas outras que poderiam se aplicar de forma eficaz em batalha. De forma geral, é uma habilidade interessante, mas nada incrível.
Prós:
- Defesas bastante altas, o que o transforma em um Pokémon duro de ser derrubado;
- Possui duas imunidades (elétrico e terra);
- O amplo set de Claydol permite uma série de funções em campo, tanto aproveitando seu potencial defensivo quanto os prováveis boosts ofensivos;
- Claydol transita entre fortes ataques psíquicos, além de uma variedade contando com gelo, grama, elétrico, fada, inseto;
- Versatilidade é seu grande lema.
Contras:
- Stats de HP, ataque, ataque especial e velocidade medianos;
- Seis desvantagens (água, gelo, grama, inseto, fantasma e noturno) é extremamente perigoso e ruim;
- A carência de mais habilidades inviabiliza algumas estratégias;
- Sinceramente, nunca entendi o que o Claydol é de verdade. Sua aparência é confusa.
Bonequinha de Luxo
- Calm Mind
- Psyshock / Psychic
- Earth Power
- Ice Beam / Shadow Ball / Dazzling Gleam / Hidden Power (fogo)
Item: Life Orb / Weakness Policy
Habilidade: Levitate
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 HP, 4 SP DEF
Nature: Modest
Claydol é, com certeza, um Pokémon que se posiciona muito bem através de suas altas defesas. Por serem tão altas, temos vazão suficiente para pensarmos em um boost em seu ataque especial a fim de encaixá-lo em campo como um tank, tanto resistente quanto perigoso. Nosso primeiro set de hoje gira em torno de Calm Mind. Como sabem, esse é um movimento que aumenta a base de ataque especial e de defesa especial do Pokémon usuário. Ele é uma excelente solução para sanar a ofensiva não tão boa e garantir que Claydol se torne uma verdadeira parede em campo (mesmo com HP baixo). A partir daí, com bastante força, é possível que ele ataque com um leque amplo de movimentos. Como STAB psíquico, tenho preferência por Psyshock (um golpe especial que atinge a defesa física do adversário). Psychic é uma opção considerável, já que conta com um efeito secundário de redução da defesa especial do oponente. Do lado terra, Earth Power é seu movimento mais viável, com efeito similar ao de Psychic. Por fim, sua última escolha pode ser ampla. O mais importante a ser decidido é o formato da batalha em que Claydol aparece ou as principais carências do time para que ele conte com cobertura.
Venus de Willendorf
- Reflect
- Light Screen
- Trick Room
- Trick Room
- Rapid Spin
Item: Light Clay
Habilidade: Levitate
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 0
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Impish / Careful
E que tal se Claydol abusar de sua capacidade de resistir a golpes? Agora, a ideia corre por um caminho totalmente diferente do anterior. Ele aparece no segundo set como um lead (líder da equipe) com movimentos que possam auxiliar o time todo. Damos início aos trabalhos com os dois movimentos de tela de proteção. O primeiro, Reflect, é responsável por aumentar a defesa de toda equipe. Enquanto isso, Light Screen trata da defesa especial. O uso de ambos deixa o time muito mais resistente, permitindo que sweepers aliados atuem com mais eficácia. O mais importante em torno disso é a aplicação do item Light Clay, que aumenta a duração das telas de 5 para 8 turnos. Na sequência, Trick Room uma opção excelente para Claydol e colabora quando uma equipe possui diversos Pokémon lentos no papel, principalmente, de tanks. Em seu último slot, a escolha fica por conta de Rapid Spin. Sempre que menciono esse golpe com amigos, me dizem que não usarão pela fraqueza. Entretanto, é importante lembrar que ele limpa o campo de eventuais hazards que comprometam sua estratégia.
Moai
- Cosmic Power
- Toxic
- Protect
- Rest / Earth Power / Psychic
Item: Leftovers
Habilidade: Levitate
IVs: 31 / X / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Impish / Careful
Durante diversas análises, propus uma série de sets que funcionam como esse. Normalmente, sempre vêm acompanhados de ao menos um golpe. Mas hoje, decidi fazer diferente. O terceiro set sugerido para Claydol é uma sequência de 4 eventuais movimentos de status e que rompem o oponente pela paciência. Em seu primeiro slot, temos Cosmic Power, um dos meus artifícios favoritos em combate. Por meio dele, Claydol aumentará sua defesa e defesa especial em até seis estágios, ou seja, tornando-se quase indestrutível. Daí em diante, tudo fica a cargo da combinação Toxic + Protect. Ambos funcionam conjuntamente para assegurarem que o adversário caia com o envenenamento ruim (badly poison - aumento progressivo no dano) e que o usuário fique intacto e protegido, enquanto Leftovers cumpre seu papel. Ao final, Rest é essencial para a recuperação total do HP, principalmente por atingir Claydol com uma status condition ser o melhor artifício para vencê-lo nessas condições.
Matrioshka
- Power Split
- Psyshock / Psychic / Zen Headbutt (B2W2)
- Earthquake / Earth Power
- Gyro Ball
Item: Life Orb / Weakness Policy
Habilidade: Levitate
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 ou X (depende da escolha do set) / 31 / 0
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Brave
E chegamos à última sugestão de estratégia de hoje. Os últimos dois sets focaram em Claydol e sua eficácia defensiva, mas eu não poderia deixar de trazer algo que traduzisse suas bases ofensivas com potencial. O objetivo agora é trabalhar, especialmente em seu ataque físico, e em um possível misto. Logo em seu primeiro slot, surge o movimento Power Split, que é parcialmente confuso para algumas pessoas. Através dele, Claydol vai criar uma média entre seus ataques e os do adversário. Os valores obtidos passam a ser sua nova pontuação. Como STAB do tipo psíquico, o leque se amplia e, além dos já mencionados anteriormente Psyshock e Psychic, surge a possibilidade de Zen Headbutt com efeito secundário de flinch para o caso de Claydol ser mais ágil que o rival. O mesmo acontece com o tipo terra: Earthquake representa maior poder; já Earth Power é sinônimo de redução da defesa especial de quem for atingido. Ao final, aproveitando-se de uma velocidade pouco útil, podemos optar por Gyro Ball, especialmente quando Claydol precisa lidar com um oponente excessivamente rápido.
- Toxic
- Protect
- Rest / Earth Power / Psychic
Item: Leftovers
Habilidade: Levitate
IVs: 31 / X / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Impish / Careful
Durante diversas análises, propus uma série de sets que funcionam como esse. Normalmente, sempre vêm acompanhados de ao menos um golpe. Mas hoje, decidi fazer diferente. O terceiro set sugerido para Claydol é uma sequência de 4 eventuais movimentos de status e que rompem o oponente pela paciência. Em seu primeiro slot, temos Cosmic Power, um dos meus artifícios favoritos em combate. Por meio dele, Claydol aumentará sua defesa e defesa especial em até seis estágios, ou seja, tornando-se quase indestrutível. Daí em diante, tudo fica a cargo da combinação Toxic + Protect. Ambos funcionam conjuntamente para assegurarem que o adversário caia com o envenenamento ruim (badly poison - aumento progressivo no dano) e que o usuário fique intacto e protegido, enquanto Leftovers cumpre seu papel. Ao final, Rest é essencial para a recuperação total do HP, principalmente por atingir Claydol com uma status condition ser o melhor artifício para vencê-lo nessas condições.
Matrioshka
- Power Split
- Psyshock / Psychic / Zen Headbutt (B2W2)
- Earthquake / Earth Power
- Gyro Ball
Item: Life Orb / Weakness Policy
Habilidade: Levitate
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 ou X (depende da escolha do set) / 31 / 0
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Brave
E chegamos à última sugestão de estratégia de hoje. Os últimos dois sets focaram em Claydol e sua eficácia defensiva, mas eu não poderia deixar de trazer algo que traduzisse suas bases ofensivas com potencial. O objetivo agora é trabalhar, especialmente em seu ataque físico, e em um possível misto. Logo em seu primeiro slot, surge o movimento Power Split, que é parcialmente confuso para algumas pessoas. Através dele, Claydol vai criar uma média entre seus ataques e os do adversário. Os valores obtidos passam a ser sua nova pontuação. Como STAB do tipo psíquico, o leque se amplia e, além dos já mencionados anteriormente Psyshock e Psychic, surge a possibilidade de Zen Headbutt com efeito secundário de flinch para o caso de Claydol ser mais ágil que o rival. O mesmo acontece com o tipo terra: Earthquake representa maior poder; já Earth Power é sinônimo de redução da defesa especial de quem for atingido. Ao final, aproveitando-se de uma velocidade pouco útil, podemos optar por Gyro Ball, especialmente quando Claydol precisa lidar com um oponente excessivamente rápido.
Outros movimentos importantes:
- Trick, Recycle, Gravity, Drill Run, Signal Beam, Stealth Rock, Skill Swap, Power Trick, Rock Polish.
Checks, counters e considerações finais:
- Atualmente, Claydol se encontra na tier RU (RarelyUsed). Por mais que funcione como um Pokémon que pode atuar em diversas funções, é preterido em relação a outros como Ferrothorn. Quando atua em batalhas duplas e triplas, é conveniente que seus parceiros sejam do tipo voador ou que possuam habilidade Levitate, como Cryogonal ou Braviary. Em times single, alguns dos melhores aliados são Abomasnow e Bastiodon.
- Além de ser um forte aliado, Abomasnow é, dentro de RU, o maior rival de Claydol. Outros bons Pokémon para derrotá-lo são Gastrodon, Amoonguss, Escavalier.
- Claydol é um dos Pokémon mais curiosos já criados. Até hoje, tenho um pouco de problema em diferenciar se ele está realmente vivo ou se é um peso de papel. Porém, é um dos meus favoritos na região de Hoenn e um grande potencial em campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário