Com a nova geração, existem Pokémon que são muito bons para as batalhas competitivas e que rapidamente trouxeram um impacto para o metagame. Porém, existem aqueles que por alguns problemas de atributos, tipos e movepool, ficaram de fora das tiers mais altas. Entretanto, existe um terceiro grupo: o dos emergentes. Os Pokémon que vieram das tiers mais baixas com novos golpes, habilidades e que podem parecer mais fracos, mas conseguem surpreender os adversários.
Enquanto alguns não apareciam muito nos primeiros meses do metagame de X e Y, ele conseguiram alcançar a popularidade com uma boa razão. Ao enfrentar oponentes sem preparo, eles conseguem ser devastadores. Mesmo quando o fator surpresa deixar de existir, eles ainda tem um potencial tremendo e podem competir com os melhores Pokémon das tiers mais altas.
Klefki
Klefki tem um bom tipo defensivo e atributos defensivos decentes, entretanto, ele tem um atributo de HP muito baixo, mesmo assim ele serve como um ótimo Pokémon de suporte. Sua habilidade, Prankster, que dá a ele prioridade para ataques não ofensivos, o separa de outros Pokémon de suporte, fazendo dele um adversário bastante chato de enfrentar.
Um dos sets mais infames é Swagki, que envolve usar Swagger e Foul em combinação com Thunder Wave para prejudicar seu oponente e facilmente derrubá-lo com Foul Play, ou vê-los cair sozinhos enquanto você coloca Spikes. Este set é divertido, mas não é uma estratégia confiável, por isso, usaremos um set diferente.
Dica de Moveset:
Nome: Suporte
Habilidade: Prankster
Item: Leftovers/Toxic Orb
Nature: Bold
EVs: 252 HP/252 Def/4 Sp Def
Moves:
Foul Play
Thunder Wave
Spikes/Draining Kiss
Toxic/Switcheroo
Este é um set muito útil para o começo da partida, já que ele pode prejudicar vários inimigos, paralisar sweepers, usando Foul Play nas ameaças físicas ou envenenando as barreiras inimigas com Toxic ou até passar a Toxic Orb para o oponente. O tipo de Klefki garante imunidade para veneno, o faz dele um recipiente perfeito para Life Orb com Switcheroo. Draining kiss é uma opção de golpe de recuperação, já que ele atinge Sableye de forma super efetiva. De outra maneira, Sableye poderia barrar Klefki completamente com Will-O-Wisp e Taunt. Este é também um dos sets menos populares, mas ainda tem um efeito surpresa e mesmo sem isso, ele pode fazer um trabalho fantástico dando suporte ao seu time.
Crawdaunt
Crawdaunt ganhou vários benefícios nesta geração. Crawdaunt tem a habilidade Adaptability que dá 100% de aumento de poder ao seus golpes de STAB, diferente dos 50% normais. O buff de Knock Off de 20 para 65 faz com que Crawdaunt tire o item do oponente e o acerte com um base power de 195. Combinando com um atributo de 120 de base de Ataque e acesso a Swords Dance, Crawdaunt pode ser bastante ameaçador.
Sua baixa velocidade é algo minimizado por seu golpe de prioridade, Aqua Jet, o que é uma nova adição para o seu movepool em X e Y. Aqua Jet tem 80 de base power com Crawdaunt, o que é suficiente para acabar com aqueles que são fracos contra ele. A baixa velocidade e HP dele ainda são problemas, mas ele ainda é um bom Pokémon para o metagame.
Dica de Moveset
Nome: Choice band
Habilidade: Adaptability
Item: Choice Band
Nature: Adamant
EVs: 252 HP/252 Attack/4 Def
Moves:
Aqua Jet
Knock Off
Crabhammer
Superpower
Este é o set mais popular de Crawdaunt que dá mais poder imediato graças ao Choice Band. Crabhammer recebeu um boost de poder nesta geração, já que subiu de 90 para 100 de base de poder, fazendo dele um forte atacante físico. Com Adaptability, isso faz com que ele chegue a 200 de base power, o que pode ser devastador para aqueles que entrarem em campo. O Aqua Jet de Crawdaunt com Choice Band equipado tem poder equivalente ao Extreme Speed de Arceus, para você ter uma ideia do quão poderoso ele pode ser.
O problema de Crawdaunt é sua baixa velocidade e uma resistência bem ruim. Mas ele pode tomar alguns golpes sem boost, desde que não sejam super efetivos. Porém, ele não pode tomar muitos golpes especiais, ainda que esteja com HP cheio. Isso significa que antes de usá-lo, você precisará de muito suporte. O suporte de Paralisia e Sticky Web é quase obrigatório. Assim, para vencer Crawdaunt basta usar alguém que possa ultrapassá-lo e seja resistente a seus golpes. Mas isso não muda o fato de que ele ainda é um Pokémon poderoso.
Cofagrigus
Cofagrigus não é um Pokémon ruim. Sua habilidade Mummy é boa, mas só vale para aqueles que fazem contato físico com ele.
As mudanças na tabela de tipos fez com que Cofagrigus ganhasse mais valor ofensivo e defensivo, já que ele pode atingir os metálicos de forma neutra e ainda tem imunidade aos golpes lutadores. No metagame onde a habilidade do Pokémon vale muito, a habilidade de Cofagrigus pode ser uma grande jogada contra ameaças físicas. Mummy anula a habilidade do alvo, passando Mummy como sua nova habilidade.
Dica de Moveset
Nome: Maldição da Múmia
Habilidade: Mummy
Item: Leftovers
Nature: Calm
EVs: 252 HP/ 48 Def/ 212 Sp Def
Moves:
Will-O-Wisp
Shadow Ball
Pain Split
Knock Off/Toxic
Este set maximiza a habilidade de Tank de Cofagrigus e permite que ele possa prejudicar vários inimigos, de várias maneiras. Will-O-Wisp neutraliza atacantes físicos e barreiras metálicas como Ferrothorn e Klefki. Pain Split é um golpe que causa dano e recupera vida, podendo arruinar os planos de seus oponentes. Knock Off é um golpe básico que remove o item do inimigo, acabando com os planos das barreiras de usar Leftovers. Toxic é ótimo para enfrentar inimigos que não se importam com Queimaduras e é um ótimo golpe para usar contra a maioria das barreiras.
Mummy é ótimo contra qualquer Pokémon físico. Mega Pinsir perde seus STABs com Quick Attack e Return e não consegue fazer nada com ele, exceto se carregar Earthquake. Azumarill perde metade de seu atributo de ataque, e pode perder mais caso você o queime, fazendo com que ele fique totalmente inútil em apenas um turno. Alguns atacantes físicos precisam demais de suas habilidades e uma vez que eles a perdem, eles podem ficar muito vulneráveis. Isso faz de Cofagrigus um tank fantástico e um Pokémon que pode espalhar estados negativos.
Weezing
Quem usa Weezing desde a primeira geração, sabe que ele pode ser um bom Pokémon. Seu tipo venenoso tem melhorado com a introdução de fadas e ele pode barrar atacantes físicos como Azumarill e Mawile e mandar um Will-O-Wisp neles. Suas habilidades de barrar inimigo não se restringem apenas aos Fadas, ele pode lidar com vários atacantes físicos no metagame, especialmente os lutadores. Sua habilidade Levitate também garante imunidade a golpes do tipo Terra, uma de suas fraquezas.
Como todos os Pokémon, Weezing tem seus problemas, como sua baixa Defesa Especial, deixando-o vulnerável para um número de diferentes atacantes especiais, como Rotom, Gardevoir e Charizard Y. Isto não é um defeito tão grande, desde que você saiba como resolver isso, uma boa dica é usar Chansey ou Blissey junto dele.
Dica de Moveset:
Nome: Suporte
Habilidade: Levitate
Item: Black Sludge
Nature: Bold
EVs: 252 HP/252 Def/4 Sp Atk
Moves:
Will-O-Wisp
Pain Split/Destiny Bond
Thunderbolt
Sludge Bomb/Fire Blast
Weezing tem um movepool de suporte e ofensivo que dão a ele várias opções de preencher um papel de suporte. Tanto Will-O-Wisp quanto Pain Split permitem que ele remova ameaças resistentes de maneira fácil, sua habilidade de causar um dano decente com Sludge Bomb e surpreender inimigos aquáticos com Thunderbolt faz dele um Pokémon de suporte único. Pain Split é sua principal forma de recuperação de HP, mas você pode trocá-lo por Destiny Bond para garantir o fim de inimigos que preocupam seu time. Destiny Bond vai precisar de um bom predict, mas algumas vezes quando seu Weezing está sem opções e você está numa posição delicada, usar Destiny Bond pode decidir a partida.
Weezing tem um movepool de suporte e ofensivo que dão a ele várias opções de preencher um papel de suporte. Tanto Will-O-Wisp quanto Pain Split permitem que ele remova ameaças resistentes de maneira fácil, sua habilidade de causar um dano decente com Sludge Bomb e surpreender inimigos aquáticos com Thunderbolt faz dele um Pokémon de suporte único. Pain Split é sua principal forma de recuperação de HP, mas você pode trocá-lo por Destiny Bond para garantir o fim de inimigos que preocupam seu time. Destiny Bond vai precisar de um bom predict, mas algumas vezes quando seu Weezing está sem opções e você está numa posição delicada, usar Destiny Bond pode decidir a partida.
Um dos problemas aqui é a fraca Defesa Especial de Weezing, o que significa que muitos dos atacantes especiais diferentes podem forçar Weezing a sair de campo e uma vez que seu oponente souber disso, ele pode facilmente evitar as estratégias com Weezing. Colocar Weezing ao lado de uma barreira especial ou um atacante podersoso é a melhor maneira de resolver este problema. Isso te dará uma grande vantagem.
Clefable
Antes de receber uma nova habilidade na Quinta geração e um novo tipo na sexta geração, Clefable era apenas uma forma mais pobre de Blissey. Suas habilidades de barreiras eram piores, mas tinha habilidades balanceadas, Clefable teve problemas para entrar na cena competitiva. Na sexta geração, Clefable ganhou o tipo Fada, dando a ele resistências notáveis e o STAB Moonblast. A habilidade de Clefable, Magic Guard, faz com que ele tome dano apenas de ataques diretos, logo, ele não teme Veneno, Queimaduras, hazards, climas ou até mesmo o recuo de Life Orb. Isso faz com que ele absorva estados negativos e seja uma barreira especial e um atacante especial melhor.
Dica de Moveset:
Nome: Calm Mind
Habilidade: Magic Guard
Item: Leftovers/Life Orb
Nature: Bold
EVs: 252 HP/252 Def/4 Sp Atk
Moves:
Moonlight/Softboiled
Moonblast
Flamethrower
Calm mind
Este set faz de Clefable não apenas um pivô resistente mas um atacante especial decente depois de usar alguns Calm Mind. Com o máximo de investimento em defesa e uma Defesa Especial decente sem nenhum investimento, Clefable pode achar muitas chances de setupar Calm Mind e usar Moonlight para curar danos anteriores. Uma Life Orb pode ser usada para que ele exerça um papel ofensivo, mas Leftovers dá mais tempo de vida em campo.
Alguns dos grandes problemas para este set são os metálicos rápidos que podem dar KO em Clefable com um golpe metálico forte, especialmente Bisharp e Scizor. Charizard Y e Rotom-H resistem os golpes de Clefable, mas depois de um ou dois Calm Minds, Clefable consegue enfretá-los, apesar disso não ser recomendado. Preparar seu time para enfrentar Metálicos e inimigos de Fogo pode resolver o problema e isso faz de Clefable um Pokémon muito perigoso contra times despreparados.
Fonte:http://ovicio.com.br/5-pokemon-que-podem-surpreender-seu-adversario-em-x-y/
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