Dá-se o nome de jornada a todas as viagens que um treinador faz quando completa 10 anos e pega seu primeiro Pokémon. A partir daí, o treinador deverá escolher entre dois caminhos principais: Treinador ou Coordenador.
Em ambas as escolhas, ele viajará através dos continentes derrotando treinadores, aperfeiçoando suas táticas, fazer amigos para viajar junto, ganhando insígnias/concursos até chegar a um torneio regional e provar suas habilidades como treinador, podendo assim se tornar o que chamamos de mestre Pokémon. Na matéria de hoje, veremos detalhadamente cada aspecto do treinamento, jornada, entre outras coisas.
Jornada Pokémon
Uma jornada é um conjunto de viagens feita pelo treinador com um objetivo de se tornar um mestre Pokémon, como explicado na introdução da matéria. Durante uma jornada, os treinadores podem sair em grupo, para assim facilitar as viagens e ter uma companhia. Para sair em jornada, é necessário ter um idade mínima de 10 anos, para receber sua licença de treinador, já embutida na Pokédex. Também é necessário ter um conhecimento de localização, e leitura de mapas, para não acabar como Ash, se perdendo em todo lugar novo que vai. Entre muitas tarefas da jornada, estão a captura de Pokémon, seu treinamento e as batalhas, podendo ser inclusive contra alguma equipe vilã tentando impedir seus objetivos malignos. Como auxílio para as jornadas, existem os centros Pokémon, onde os treinadores além de poder recuperar seus Pokémon, podem realizar chamadas de videoconferência, e passar a noite lá. Os ambientes da jornada são bem variáveis, indo de desertos a metrópoles. Além de adquirir experiência, durante o jornada um treinador faz muitos amigos, conhece lugares novos e ganha muitos rivais, que os motivam a continuar seguindo em frente no sonho de conseguir se tornar um grande treinador. Esta motivação, tem sido, há muito tempo, um grande inimigo das mães em todo mundo Pokémon.
Treinando os Pokémon
''Em um sentido amplo, o treinamento do Pokémon se resume em duas perguntas: "Que tipo de relacionamento você e seu Pokémon devem ter?" e "Qual a melhor maneira de promover esta relação?". Dependendo de seu ponto de vista, os treinadores seguem diferentes métodos de treinar seus Pokémon e se focam em diferentes áreas. Geralmente pensa-se que não há uma maneira certa para treinar seu Pokémon, já que muitos métodos têm razões válidas por trás deles além de seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens.
No entanto, em particular, a maioria dos métodos de treinamento falham em uma das duas seguintes categorias. A primeira delas, envolve os métodos que incidem na amizade e o bem estar do Pokémon, focada mais nos vínculos de amizade. A segunda incide no treinamento e desenvolvimento da força e das habilidades do Pokémon de modo que ele consiga dominá-las e aperfeiçoá-las. Treinadores, geralmente, discutem sobre qual destes dois pontos de vista é correto. Na verdade, isto é um tema muito comum na franquia, e muitas vezes a ideia de treinar um Pokémon com amor e amizade é a coisa mais importante no relacionamento do Pokémon. Um bom treinador consegue deixar seus Pokémon fortes tratando ele com amor, respeito e cuidado.''
Este trecho é da matéria ''Mundo Pokémon''. Tparágrafo pode ser tido como o alicerce de todo treinamento dos Pokémon. Culturalmente, os Pokémon e humanos vivem em harmonia e comunidade, então é notável que a maioria dos treinadores opte por desenvolver seu Pokémon com base na amizade e no coleguismo. Entretanto, existem aqueles treinadores que desenvolvem somente a força, sem manter relações concretas com seu Pokémon, fazendo com que este torne-se uma máquina de luta, muitas vezes superando o Pokémon daquele treinador que mantém laços fortes com ele. Esta é uma filosofia muito controversa, e isso depende muito do modo de pensar do treinador. O treinamento Pokémon, pode ser dividido em tópicos, que englobam não só aspectos do treinamento, e que vão muito além de simples batalhas, eles são:
A primeira parte do treinamento de Pokémon é a captura. A captura é fundamental no processo de treinamento. Assim que começa uma jornada, um treinador recebe a Pokédex, que entre outras informações, fornece informações básicas de captura, das poké-bolas, que ataques usar, vantagens e desvantagens e também o nível de raridade do Pokémon. Embora não seja o único método de adquirir novos Pokémon, a captura é o mais eficiente, porque além de testar sua habilidade, o treinador acrescenta novos reforços ao seu time para serem usados em posteriores batalhas. Para facilitar as capturas, é comum ver treinadores utilizando de artimanhas para atrair o Pokémon, como o uso de mel ou frutas. Muitos treinadores fazem capturas em excesso para poderem ter acesso a mais opções na hora de formar seu time, entretanto, mesmo que capturando mais Pokémon seja mais vantajoso a um treinador, pelas normas estabelecidas pela associação Pokémon, ele só pode carregar consigo 6 Pokémon, reduzindo seu leque de opções, embora este ainda continue bem grande.
A segunda parte do treinamento, é a mais importante. Ela é o desenvolvimento do Pokémon, o treino em si. O desenvolvimento, inclui primariamente aperfeiçoar e ensinar novos movimentos ao seu Pokémon, para assim cobrir suas fraquezas e surpreender o adversário. Os ataques podem ser aprendidos naturalmente ou podem ser ensinados pelo treinador. Em certas ocasiões, especialmente em concursos, é comum ver os Pokémon usando um ataque de maneira alterada, resultado de alterações feitas por ele e pelo treinador, isso costuma surpreender muito um oponente desprevenido. Porém, o treinamento Pokémon não se resume apenas no aprendizado de ataques, deve-se também fortalecer seus atributos, através do que chamamos de EVs. Conforme nós corremos, nosso corpo fica mais preparado e resistente. O mesmo ocorre com os Pokémon, após cada vitória, um de seus atributos irá se fortalecer. Para fortalecimento instantâneo, o treinador pode usar vitaminas. As vitaminas são suplementos, que quando dados a um Pokémon aumentam um pouco os atributos dele. Durante as sessões de treino, os Pokémon sentem-se motivados quando o treinador os acompanha, e treina junto. Ainda no quesito treino, vem a evolução. Ela é um resultado que mostra que o treinamento está sendo próspero, ela é benéfica pelo fato da melhora nas condições do Pokémon e também pela ampliação da quantidade de moves que ele pode aprender. Mesmo assim, há determinados Pokémon, que recusam evoluir, ás vezes por traumas relacionados a sua forma evoluída ou por desejo de provar que pode ser mais forte mesmo sem passar pelo processo.
A terceira parte do treinamento, serve para aqueles que optam por um treinamento com relações mais afetuosas, e para os coordenadores, é a criação dos Pokémon. A criação, envolve cuidados na alimentação - preparando comidas de agrado ao Pokémon - da saúde - cuidando quando o Pokémon contrai algum vírus, estado alimentar, levando ao centro Pokémon para exames, etc. - e da estética - limpando e escovando o pelo da criatura. A criação de Pokémon, envolve sobretudo, conhecimento da espécie e da personalidade do Pokémon, além é claro de paciência e disposição. Um resultado visível de Pokémon bem criados, é que eles tendem a ter uma pele/pelo mais brilhante e saudável quando comparados aos de outros treinadores que não dão muito valor a este aspecto.
Chegando as preparações para batalha, a próxima etapa do treinamento é a criação de um time, Enquanto certos treinadores, como Ash, formulam sua equipe baseando-se no merecimento do Pokémon, treinadores como Paul montam uma equipe somente com seus Pokémon mais fortes, e com uma estratégia já em mente, que pode sofrer alterações pequenas dependendo das circunstâncias do decorrer da batalha. Há ainda treinadores como Gary, que fazem uma análise detalhada do seu oponente, e baseiam sua equipe nas fraquezas do adversário, de maneira parecida com Paul. No fim, assim como a filosofia de treinamento, depende da opinião de cada um a formação de uma equipe, mas é sempre bom mantê-la equilibrada, com Pokémon que podem cobrir as fraquezas uns dos outros, e que possam superar seus adversários.
A última etapa do treino dos Pokémon é a batalha. A batalha é a competição em que pode-se mostrar todas as capacidades do Pokémon, bem como os frutos do treinamento. As melhores batalhas para se testarem as habilidades são as batalhas completas, 6x6, para testar o entrosamento do Pokémon, e de treinadores, é recomendável ir nas batalhas duplas ou triplas. Na batalha, é bom ter uma estratégia, e ter um bom e rápido raciocínio, para manter-se um passo a frente do oponente e conseguir prever suas ações. Nas batalhas, especialmente as mais competitivas, também é bom usar as Entry Hazards (Spikes, Toxic Spikes e Stealth Rock), que são movimentos que afetam o campo, atingindo imediatamente os Pokémon que saírem da poké-bola. Outro ponto importante da batalha é saber em que momento colocar cada Pokémon, porque não adianta ter uma boa equipe e não acertar na hora de lançar os monstros em campo, para isso, deve-se ter uma noção básica de vantagens e desvantagens, bem como saber da situação atual da partida, para não cometer erros pequenos que podem ser fatais. Dependendo das batalhas, um treinador pode ganhar títulos, e eventualmente se tornar um mestre Pokémon, como veremos logo abaixo.
Mestre Pokémon
O termo mestre Pokémon é muito vago, e nunca houve uma explicação real sobre ele. Em muitas referências, é dito que um mestre Pokémon e aquele que consegue capturar todos os Pokémon existentes, ainda há quem diz, que mestre é aquele capaz de dominar Pokémon de um ou mais tipos com uma maestria excepcional a ponto de ser reconhecido como o treinador entre os treinadores. O ''Livro de mão oficial de Pokémon'' estabelece que, em busca de se tornar um mestre Pokémon, tal treinador deve ser capaz de derrotar ou capturar Mewtwo, impossível em termos de anime, exceto pelo fato de Giovanni, e mesmo não sendo do anime, Red, do mangá Adventures que fica com o Pokémon depois de uma grande sucessão de eventos envolvendo os dois. Mewtwo, se autoproclamou mestre Pokémon pelo fato de ser invencível. Ainda há aqueles que defendem a teoria do mestre Pokémon ser um membro da elite dos 4 ou então tê-los derrotado, sendo assim, os mestre conhecidos seriam nós, como personagem principal do jogo.
No fim, mesmo que ambíguo, o título de mestre é apenas uma congratulação ao treino desenvolvido pelo treinador e seu time, e isso não é algo que jamais será alterado, mesmo que cada um defina ser mestre do seu jeito.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário