quarta-feira, 12 de junho de 2013

Grama, fogo ou água? Com qual Pokémon devo começar minha jornada?


Em menos de seis meses, muitos treinadores Pokémon estarão aventurando-se por Kalos. Mais uma vez,  nós seremos submetidos a uma das mais difíceis escolhas de nossa infância: qual, dentre os três iniciais, deve ser meu companheiro? Desde Kanto, muitos escolhem o Pokémon de fogo, mas já pararam pra pensar em qual seria realmente o mais útil? Escolher Charmander não é uma boa decisão contra Brock e Misty, os primeiros ginásios de Kanto, mas Squirtle e Bulbasaur são boas opções, já pensaram nisso? Certamente há aqueles que escolhem seu Pokémon inicial pela aparência, como aparentemente acontecerá com Fennekin. Mas se você é um treinador frio e que visa apenas a vitória, hoje você pode se sentir em casa. Cá entre nós, isso de ficar amiguinho dos Pokémon e não deixar eles evoluírem é coisa de looser. Não é, Ash?


Onde tudo começou


Bulbasaur é um Pokémon do tipo grama/venenoso que até o seu estágio final tem a Ability Overgrow que permite que ele cause mais dano com ataques do tipo grama quando está com pouco HP. Certo, essa Ability não existia nas versõesRed/Blue (GB), mas já podíamos usufruir dela em FireRed/LeafGreen (GBA). Bulbasaur começa com Tackle e Growl, aprendendo Leech Seed no nível 7 e Vine Whip no nível 13 nas versões Red/Blue. Em FireRed/LeafGreen, Bulbasaur aprende Vine Whip no nível 10 e aprende Poison Powder no nível 15. O Vine Whip já pode ajudá-lo nas lutas contra Misty e Brock, como citado anteriormente, além de ser um golpe que recebe uma bonificação no dano por ser do mesmo tipo que Bulbasaur. No nível 16, ele evolui para Ivysaur e, no 32, para Venusaur. No nível 65, Venusaur aprende seu golpe mais poderoso, o Solar Beam. Você pode acelerar esse processo por meio do TM22 encontrado em Cinnabar. No caso das versões FireRed/LeafGreen, é possível ensinar Sunny Day, o TM11, para eliminar o turno de "carga" do Solar Beam. Isso pode ajudar muito contra os Onixes de Bruno e todo o time de Lorelei (até mesmo Jynx, dependendo do nível de seu Venusaur). Entretanto, Venusaur não é a melhor opção contra Agatha e Lance por motivos obvios. Na primeira geração (Red/Blue), golpes do tipo inseto (Bug) causavam dano dobrado no tipo venenoso. Desse modo, Venusaur toma quatro vezes mais dano de golpes inseto nas versões Red/Blue, mas recebe o dano normal em FireRed/LeafGreen, pois isso foi modificado nas versões Gold/Silver em diante. Venusaur é recebe dano dobrado de ataques dos tipos voador (Flying), fogo (Fire), psíquico (Psychic) e gelo (Ice). Em contrapartida, é resistente aos tipos eletrico (Electric), água (Water), planta (Grass, recebendo apenas 25% do dano devido sua combinação de tipos) e lutador (Fighting).

Charmander é um Pokémon do tipo fogo que, assim como os outros iniciais, possui uma Ability que permite que seus golpes do tipo fogo causem mais dano quando ele estiver com pouco HP. Charmander aprende Ember no nível 9 eLeer no nível 15 nas versões Red/Blue. Nas versões seguintes, Charmander não aprende Leer, mas aprende Ember mais cedo, no nível 7. No nível 13, Charmander aprende Metal Claw, mas, curiosamente, se ele estiver nas versões Ruby, Sapphire ou Emerald, aprenderá Smoke Screen. No nível 16, ele evoluirá para Charmeleon e então, no nível 36, para o querido e famoso Charizard. Uma das limitações de Red/Blue era a pouca variedade de golpes, e Charizard sofre com isso aprendendo apenas Slash, Flamethrower e Fire Spin. Apesar do TM38 ensinar Fire Blast e ter um dano maior que Flamethrower, é uma boa opção ficar sem o Fire Blast e deixar o Flamethrower obtido no nível 46 (ou 34 pelo Charmeleon em FireRed/LeafGreen) por causa da chance de acerto. Fire Blast tem apenas 85% de chance de acertar e isso pode ser decisivo em um combate durante sua aventura em Kanto. Na primeira geração, os ataques do tipo gelo não eram fracos contra o tipo fogo, então Charizard recebia o dano normal (e não reduzido) de ataques desse tipo, além de pedra (Rock), água (Water) e elétrico (Electric). Charmander pode ser uma boa escolha contra Erika, mas não contra Brock, Misty, Blaine e Giovanni e mesmo na Elite Four, seus tipos não garantem vantagem contra nenhum dos oponentes (exceto no caso de Bruno, já que Charizard aprende Wing Attack no nível 36 em FireRed/LeafGreen). Obviamente, isso considerando um Charizard natural, essa situação pode ser invertida no caso de ensinar alguns TMs. As sugestões para FireRed/LeafGreen são TM26 (Earthquake) e TM31 (Brick Break), e para Red/Blue TM03 (Swords Dance) e novamente o TM26 (Earthquake). Dos iniciantes de Kanto, Charizard é o único que tem imunidade a um tipo: terra (Ground).

Squirtle evoluiu nos mesmos níveis que Charmander e aprende dois golpes de seu próprio tipo em Red/Blue:Bubble (nível 8) e Water Gun (nível 15). Em FireRed/LeafGreen, ele aprende aprende ambos mais cedo, nos nívels 7 e 13, respectivamente. Em adição, ele aprende Withdraw no nível 13, apenas nas versões FireRed/LeafGreen. Ele é uma ótima opção contra Brock, mas não é a melhor opção contra Misty e Lorelei. Entretanto, contra os dois últimos ginásios do jogo, Blaine e Giovanni (e consequentemente com níveis mais elevados), é vitória certa. Além disso, Blastoise, dentre os três, é o que tem menos fraquezas! Ele recebe dano dobrado apenas de ataques do tipo planta (Grass) e elétrico (Electric). Blastoise aprende seu golpe mais poderoso, Hydro Pump, no nível 52 (Red e Blue) ou 68 (FireRed e LeafGreen). Mas esses são níveis muito elevados, e dificilmente você os alcançará até chegar na Elite Four. Uma boa sugestão é usar o HM03, Surf, pois é um excelente ataque do tipo água. Para evitar que Blastoise tenha problemas com suas duas fraquezas, você pode usar TM26 (Earthquake) e TM13 (Ice Beam).

O novo mundo de aventuras


Chikorita tem uma interessante opção de ataques logo no começo. Razor Leaf (nível 8 em Gold/Silver e nível 6 em HeartGold/SoulSilver, para DS) se aproveita da bonificação no dano por ser do mesmo tipo, enquanto Reflect (nível 12 em Gold/Silver) pode reduzir pela metade o dano recebido por sua equipe, Poison Powder  (nível 15 em Gold/Silver e nível 9 em HeartGold/SoulSilver) pode ser a opção para uma estratégia defensiva, e Synthesis (nível 12 em HeartGold/SoulSilver) é um golpe que muitos Pokémon gostariam de poder aprender. Evoluindo nos mesmos níveis que Bulbasaur (16 e 32), Chikorita mantém seu tipo único, diferente de Charizard que, ao evoluir, adicionar o tipo voador à especie. Isso pode ser visto como uma desvantagem, já que como resultado Meganium tem tantas fraquezas, recebendo dano dobrado de ataques do tipo voador, venenoso, inseto, fogo e gelo. Pra piorar a situação, os dois primeiros ginásios são tipos contra os quais Chikorita é naturalmente fraca. E o mesmo acontece em tantos outros ginásios, já que ataques do tipo grama não são muito efetivos contra Pokémon metálicos (Steel) ou dragões (Dragon). E mesmo que não tenha problemas contra o tipo fantasma (Ghost), os membros do ginásio usam Pokémon do tipo venenoso, um dos quais Chikorita não se dá muito bem.

Cyndaquil aprende Smoke Screen no nível 6 eEmber (nível 12 em Gold/Silver e nível 10 em HeartGold/SoulSilver) pouco depois. Apenas, nos recentes remakes, que ele aprende Quick Attack no nível 13. Ele evolui, no nível 14, para Quilava e, no nível 36, para Typhlosion. Apesar de aprender Sunny Day, Typhlosion aprende Solar Beam apenas em HeartGold/SoulSilver, e essa é uma boa opção para ele, já que ataques do tipo grama são a fraqueza de todas suas fraquezas: terra, pedra e água. Uma opção pode ser Hidden Power (TM10), mas o tipo do ataque varia de acordo com o Valor Individual do Pokémon, então pode ser arriscado optar por esse caminho antes de conferir os valores de seu Pokémon.

Diferente de Chikorita, podemos ver que Cyndaquil e Totodile são bem equilibrados contra os desafios do jogo. Ter dois tipos, como Venusaur e Charizard, pode tanto ajudar (uma imunidade contra terra, no caso de Charizard) ou atrapalhar (a fraqueza de Venusaur contra ataques inseto na primeira geração). Apesar de aprender Water Gun logo no nível 6 em HeartGold/SoulSilver, Totodile leva mais alguns níveis para aprender nas versões Gold/Silver, acontecendo no nível 13. Não que isso seja problema, pois é possível elevar seu nível com Scratch ou Rage tranquilamente na Bellsprout Tower (basta tomar cuidado com os últimos monges que usam Bellsprouts com Vine Whip). Ele evolui no nível 18 e depois nível 30. Feraligatr funciona de forma semelhante ao Blastoise, já que compartilham do mesmo tipo, e Surf continua sendo uma boa sugestão. A diferença em relação a Blastoise é que você pode esperar um Pokémon mais veloz em Feraligatr.

Quando todos tiveram de abandonar seus Pokémon


Em Treecko, encontramos um Pokémon do tipo grama e sem nenhum tipo secundário, assim como Chikorita. Treecko evolui no nível 16 e mais adiante no nível 36. Ele aprende Absorb no nível 6 e Quick Attack no nível 11. Apesar do dano de Absorb ser inferior ao de Vine Whip, é uma ótima opção para o começo da aventura, ainda mais considerando que os Pokémon do tipo grama tem dificuldades no começo contra os Pokémon do tipo inseto e voador, que são tão abundantes no começo dos jogos. Quick Attack permite que Treecko possa reagir contra oponentes do tipo voador.

Torchic evolui nos níveis 16 e 36 e aprendeFocus Energy no nível 7 e Ember no nível 10. Torchic torna o desafio contra o primeiro ginásio mais difícil e o mesmo mais adiante no ginásio voador, já que ele ganha o tipo lutador como tipo secundário ao evoluir. Há quem confunda ele com tipo voador (ele aprende Peck assim que evolui para Combusken) por ser um "galo de briga", mas você pode contra argumentar com o fato de galos não voarem (apesar de Doduo não ter asas e ser voador mesmo assim). Outra confusão bem comum é confundir Sky Uppercut com um ataque do tipo voador, quando, na verdade, é lutador. Por via das duvidas, é sempre bom consultar o menu com informações do monstrinho. E é aqui que começa a maldição que tanto assusta os amantes de Fennekin: a combinação fogo/lutador.

I herd u liek Mudkips, e posso dizer que ele é uma excelente escolha nessa geração. Como outros iniciais, Mudkip evolui nos níveis 16 e 36 ganhando o tipo terra como secundário em seu processo evolutivo. Apesar de Bide (aprendido no nível 15) não ser muito usado por iniciantes, não é uma má opção para Mudkip, além de Mud Slap (aprendido no nível 6) e Water Gun (aprendido no nível 10). Assim como Treecko, ele garante a vitória no começo do jogo, e tem a vantagem de não ser fraco contra golpes do tipo inseto como Treecko é. Torchic, mesmo não tendo problemas contra insetos, terá problemas no primeiro ginásio (o qual você enfrenta muito cedo, dependendo de seu progresso, poderá enfrenta-lo antes do nível 10). Swampert, o último estágio evolutivo de Mudkip é fraco apenas contra ataques do tipo grama, do qual ele recebe quatro vezes mais dano.

A aventura continua em uma terra rica em mitologia


Começando por Absorb no nível 9, Turtwig aprende Razor Leaf pouco depois, no nível 13. Suas evoluções acontecem nos níveis 18 e 32. Depois do primeiro ginásio, que assim como em Hoenn pode ser enfrentado muito cedo, Turtwig pode vir a ser essencial no quarto ginásio, que utiliza o tipo água. Entretanto, até lá, é bem possível que você tenha conseguido outros monstrinhos para sua equipe e que lhe ajudarão nesse desafio. Torterra tem terra (oh, sério?) como seu tipo secundário, mas diferente de Swampert, essa não foi uma adição muito feliz. Bem, ele tem apenas uma fraqueza a menos se comparado a um grama puro e um grama puro tem resistência contra quatro tipos, enquanto Torterra e seu novo tipo têm resistência apenas contra dois tipos. Ao menos ele é imune aos elétricos, êba! Tá, não significa muito.

Chimchar evoluiu nos níveis 14 e 36. Ele aprende Ember no nível 7 e Taunt no nível 9. Taunt é mais usado em batalhas contra outros jogadores, já que, no jogo, quase todos os oponentes usam Pokémon ofensivos. Apesar de não ter tanto sucesso nos primeiros ginásios (exceto contra Gardenia e seus Pokémon do tipo grama), seu potencial pode ser melhor explorado no fim do game contra os ginásios metálico e gelo, além de não ficar pra trás nas batalhas contra o ginásio elétrico. Infernape é um dos melhores iniciais e é muito utilizado em torneios oficiais, até mais que Blaziken e Emboar, apesar de terem a mesma combinação de tipos. Swampert faz companhia para Infernape nesse seleto grupo. Feraligatr e Sceptile já fizeram parte desse grupo, os iniciais tão populares em torneios oficiais, mas, nas últimas gerações, tornou-se cada vez mais raro vê-los em ação.

O amado Piplup evolui nos níveis 16 e 36. Ele aprende Bubble no nível 8, Water Sport (que enfraquece os ataques do tipo fogo) no nível 11 e Peck no nível 15. Mais uma vez temos um monstrinho que muitos esperaram ser do tipo voador, mas pinguins não voam (.. ok, até MissingNo era do tipo voador)! A surpresa maior é Empoleon ter metálico como tipo secundário, já que nenhum outro inicial provou esse tipo. E podemos falar: aqui temos outra combinação excelente. Empoleon é imune aos ataques do tipo venenoso. E recebe dano pela metade dos tipos normal, voador, pedra, inseto, fantasma, água, psíquico, dragão e noturno (Dark). Como se não bastassem nove resistências e uma imunidade, ainda há os ataques do tipo metálico e gelo que causam apenas 25% de dano aos nosso incrível pinguim. Nessa especie, o grande astro é MetalPingu!

Nosso atual lar, Unova


Uma das coisas que mais me chamou atenção no começo de minha aventura por Unova foram os Pokémon aprendendo golpes tão poderosos em níveis tão baixos. E também eles evoluindo tão tarde (há Pokémon que atingem o final de seu processo evolutivo acima do nível 40). Snivy foi minha opção, e ele evoluir no nível 17 não é tão incrível já que, em Sinnoh, Turtwig evoluiu no nível 18. Mas a surpresa fica por conta de Leaf Tornado no nível 16 e já estar munido de outros ataques que aprendeu: Vine Whip (nível 7), Wrap (nível 10) e Growth (nível 13). No nível 36, ele alcança o fim de seu processo evolutivo e Serperior é apenas do tipo grama, como já vimos em Sceptile e Meganium. Apesar de ter uma velocidade respeitável, suas cinco fraquezas deixam muito a desejar.

Como o tipo do primeiro líder de ginásio de Unova varia de acordo com seu Pokémon inicial em Black & White (DS), a esperança aqui fica por conta do macaquinho (Pansage, Panpour ou Pansear) que você ganhar em Dreamyard. Em Black 2 & White 2 (DS), o primeiro desafio de ginásio é do tipo normal, e o segundo é do tipo venenoso. O que deixa Snivy em apuros, e sendo o seguinte ginásio do tipo inseto (B2W2), piora mais ainda. Tepig evoluiu nos mesmos níveis que Snivy e também o faz com maestria já que aprende Ember (nível 7), Odor Sleuth (nível 9, identifica um oponente que tiver usado técnicas de esquiva),Defense Curl (nível 13) e Flame Charge (nível 15). A combinação de tipos de Emboar é a mesma de Blaziken e Infernape (será  a de Fennekin também?) e garante um desempenho razoável contra os membros do Elite Four e os líderes de ginásio de Unova.

Oshawott também evolui nos mesmo níveis que os outros dois e aprende Water Gun (nível 7),Water Sport (nível 11) e Focus Energy (nível 13). No nível 17, ele aprende Razor Shell,  que é uma técnica exclusiva sua, apesar de Shellder também aprender no nível 32 (apenas nas versões Black, White, Black 2 e White 2). Posso garantir para vocês que é um dos melhores golpes desse Pokémon, já que tem 50% de chance de reduzir a defesa do oponente, além de ter um dano considerável mesmo para um Pokémon em nível 100 usado em torneios oficiais. Samurott sempre me divertiu com sua categoria na Pokédex, sendo da especie "Formidable Pokémon". O que seria um Pokémon formidável? Além de Elesa, Samurott não tem muitas dificuldades contra os outros grandes desafios do jogo. Por ele ser água puro, a sugestão de Surf continua válida, e assim como Blastoise e Feraligatr, ele tem apenas duas fraquezas, se tornando uma excelente opção.

Percebem como Charmander não é uma sábia escolha? É válido considerar a possibilidade de capturar Pokémon de diversos tipos para equilibrar sua equipe. Os golpes do tipo lutador e terra são efetivos contra tipos bem comuns e populares, você pode obtê-los por TMs e ensinar para seu Pokémon golpes de tipos que possam ajuda-los a enfrentar suas franquezas. A combinação elétrico e gelo nos golpes de seu Pokémon pode ajuda-lo a ter uma boa cobertura contra diversos tipos, causando ao menos um dano normal. As chances de um inicial vir macho é de 87,5%! Então, se você conseguiu um inicial fêmea (12,5%), podemos dizer que você já começou sua jornada com sorte.

Fonte: Nintendo Blast 

Um comentário: