quinta-feira, 25 de abril de 2013

Missingno e os Pokémon "bug": capturáveis ou pura lenda? - Parte 1



A série Pokémon sempre foi alvo de polêmicas. Desde os mitos e teorias de seus jogos até os polêmicos episódios censurados, a franquia não só acumulou mais de 600 monstrinhos como também dezenas de mistérios. Um desses mistérios envolve os Pokémon “bug”, ou seja, monstrinhos que não deveriam existir, mas que surgem a partir de erros de programação. Nesse MythBlasters, não vamos apenas conhecer os principais bugs da série, como também vamos responder à pergunta: é possível mesmo capturá-los? Pegue suaPokébola para mais uma jornada Pokémon!

Existem quase 100 Pokémon bug se contarmos todas as gerações da série, então exploraremos apenas o mais relevantes. Como todo Pokémon pode ser capturado por GameShark e afins, só iremos contar como “capturáveis” aqueles que possam ser capturados de forma convencional - mesmo que usando falhas na programação - mas nunca através de dispositivos não oficiais. 

Missingno e M' - Primeira geração

Missingno é o mais famoso dentre os Pokémon bug por ter sido o primeiro a ser descoberto. M’ é sua contraparte e essencial para entender os mitos em torno da suposta evolução entre Cubone e Kangaskhan. Originalmente, Pokémon Red/Bluedeveria trazer 190 monstrinhos de bolso, mas, ao fim da produção, apenas 151 foram criados. Ainda assim, os espaços para os outros 39 Pokémon foram mantidos nos arquivos do cartucho. Para quem joga normalmente, tanto faz a existência desses dados não finalizados, mas, através de falhas na programação, é possível enfrentar esses 39 monstrinhos descartados. 

"&¨)t()&¨¨%%$%100&*)"
A questão é: como o jogo lida com arquivos incompletos? Por não encontrar o “sprite” e o nome do Pokémon a ser enfrentado, o jogo disponibiliza o nome “Missingno” (que signifca missing number, o número desconhecido ou faltante) e uma imagem bizarra. Esse é Missigno, que pode aparecer em 39 formas diferentes e até mesmo com sprites como o “Ghost” ou o fóssil de um Aerodactyl ou Kabutops. Já M’ é outro bug, mas capaz de evoluir para um Kangaskhan, o que pode significar que o tal filhote de Kangaskhan (que fica na bolsa da mãe) realmente era um Pokémon que foi descartado durante a produção do jogo.

Aquele momento em que ter um Mewtwo quase
no nível 100 não é lá essas coisa
Missigno. e M’ inexplicavelmente podem aparecer no nível 0 e ultrapassar o 100. As demais características deles (como atributos e sprites) são determinadas por variáveis como o nome do jogador. Capturar os Pokémon bug causa instabilidades no jogo como anomalias no funcionamento do game (itens duplicados, por exemplo) e esquisitices visuais, então não aconselhamos você a fazê-lo.





O número perdido da Nintendo: Numa das edições da Nintendo Power, a Nintendo reconheceu a existência de Missingno alegando ser um erro na programação do jogo e que capturá-lo poderia ser doloso para o jogo. A solução sugerida pela Big N foi abandonar o Missingno ou, em último caso, começar uma nova gravação. No entanto, resolver os “bugs” gráficos enfrentados pela captura de Missingno não consiste nisso, mas, sim, em meramente selecionar um Pokémon oficial na Pokédex. Se você leu isso, na época, e deletou seu save, aqui vão nossos pêsames.
  • Como capturar:
Missingno e M’ são capturados usando o famoso “old man glitch”, que é uma referência ao idoso que lhe ensina a capturar Pokémon em Viridian City. Certifique-se de ter um Pokémon com o HM Fly e outro com Surf no seu time e fale com o idoso. Ele irá lhe ensinar a capturar monstrinhos, como de costume. Quando terminar, use Fly imediatamente paraCinnabar Island. Lá, use Surf para nadar na divisa entre o continente e o mar do lado leste (exatamente nessa linha) e eventualmente um dos Missingno ou M’ aparecerá. É possível capturá-lo (recomendo colocá-lo para dormir), mas isso causará uma série de outros “bugs” no jogo.

Para obter Missingno em Yellow (M’ não é capturável nessa versão, mas, se transferido de Red/Blue para Yellow, ele se transformará no Pokémon bug3TrainerPoké), é preciso usar o “Mew glitch” que, não só permite capturar Mew, como também enfrentar qualquer Pokémon (bug ou não) e até mesmo treinadores. Tendo um Pokémon com Fly no grupo, vá até a Rota 8 e fique a um passo do campo de visão do treinador Gambler. Dê um passo em sua direção e, no exato momento em que o fizer, aperte Start (antes de aparecer a exclamação acima do Gambler) e use Fly para Lavender Town. Vá para a Pokémon Tower nessa cidade e enfrente o treinador Channeler. Quando derrotá-lo, vá para a saída oeste de Lavender e o menu irá aparecer. Feche-o e Missingno irá enfrentá-lo. Tal manobra não só é a única maneira de capturá-lo em Yellow, como também pode ser usada em Red/Blue.


  • Como o bug funciona:
Já explicamos como o “Mew glitch” funciona em um artigo anterior, então iremos dissecar agora o “old man glitch”. Quando o idoso lhe ensina a capturar Pokémon, o jogo temporariamente altera seu nome e sprite para os correspondentes ao “old man”. O seu nome original (definido no início da jornada) é salvo nos matinhos do jogo para que depois possa ser devolvido ao seu personagem e o game continue rodando normalmente. Essa correção não ocorre nas cidades, o que não deveria ser um transtorno, já que, como não é possível encontrar Pokémon numa cidade, não haveria problema em seus dados continuarem salvos nos matinhos. 

Mas e se eu lhe disser que a divisa entre Cinnabar e o oceano corresponde, na programação do jogo, a um matinho? Ou seja, usar Surf nessa divisa permite que você enfrente Pokémon sem que os dados de seu nome salvos no matinho sejam deletados, pois você tecnicamente não saiu da cidade. Tal ação é o gatilho para um erro que, baseado nos caracteres de seu nome, traz um Pokémon não oficial (como Missingno e M’) para uma batalha.


151 ou (muito) mais?: Lembra que dissemos que a razão de haver 39 formas diferentes de Missingno em Red/Blue/Yellow é pelo fato de o jogo originalmente ter sido planejado para conter 190 monstrinhos de bolso? Bem, na verdade, a memória do jogo traz espaço para 256 monstrinhos (pois são dispostos em uma matriz) dos quais apenas 151 foram usados. Os outros 105 espaços, quando acessados por falha na programação, resultam em Pokémon bug - dos quais 39 são Missingno, 1 é M’ e outros 65 são monstrinhos bug sem tanta relevância.
"¨&)(¨%%(&¨6&8(&"

????? (5 interrogações) - Segunda geração

Na segunda geração de Pokémon, muitos erros na programação possibilitaram anomalias como transferir monstrinhos da segunda geração para seus cartuchos de Red/Blue/Yellow e capturar Celebi emGold/Silver. Todas essas falhas (e algumas outras) giram em torno do Pokémon bug ? ? ? ? ?, que pode aparecer em diversas “formas” diferentes. A diferença entre elas é o número indicador do Pokémon. Este pode variar entre 000 (chamado de clone mau do ? ? ? ? ?), 252, 254 e 255 (253 não entra na lista por ser o número usado para os ovos de Pokémon). 

Embora todas sejam um emaranhado de sprites do jogo, cada forma do ? ? ? ? ? traz uma cor principal diferente. Além disso, as diferentes versões do ? ? ? ? ? também têm tipos diferentes (isso mesmo, essas “coisas” têm tipos). Aparecem nos tipos Normal, Psychic, Steel, “Glitch” (um tipo bug) ou ainda do tipo 'l) m) ZM(outro tipo bug).

  • Como capturar:
Existem três maneiras de se conseguir as 5 interrogações ambulantes. A primeira é usando o “Celebi Egg glitch”, um erro que permite obter um ovo de Celebi ou de qualquer outro monstrinho... incluindo ? ? ? ? ?. Não iremos abordar essa maneira, pois ela necessita previamente de um ? ? ? ? ? para funcionar, então não serve para nós, que ainda nem capturamos nosso primeiro filho bastardo, digo, ? ? ? ? ?. A primeira é bem simples, mas você precisará ter seguido os nossos passos anteriores para capturar um M’ em Red/Blue. Com um M’ nas mãos, transfira ele da primeira geração para a segunda através da Time Capsule (disponível nos Centros Pokémon) para Gold/Silver/Crystal. Seu M’ chegará transformado em um ? ? ? ? ?.

Bom, agora vamos para o método mais comum de se obter ? ? ? ? ?. Este não requer cartuchos de gerações passadas ou a captura prévia de outro ? ? ? ? ?. Tal método consiste na “clonagem” de Pokémon. Calma, não estamos falando de nenhum método irregular de fazer isso, mas sim de explorar falhas no processo de salvamento do jogo. Lembro-lhe que tais processos podem não funcionar ou corromper o seu save, então não aconselhamos que sejam feitos. A clonagem pode ser realizada enquanto organiza seus monstrinhos na Box do PC ou durante uma troca entre dois Game Boy. Usaremos o primeiro, pois já é difícil você ter um GB hoje em dia, quanto mais dois e um Cabo Link. 

Salve o jogo primeiramente, coloque o Pokémon a ser clonado numa Box que nunca tenha sido preenchida completamente antes e use a opção de trocar as Box. Quando o fizer, o jogo salvará seu progresso. Antes que o processo termine, desligue o GB (é preciso pegar o timing certo para fazê-lo e o ideal é que seja logo antes do “S” de “Saving” aparecer, mas é possível ter sucesso até antes do “Don’t” aparecer por completo).

Se você obtiver sucesso, quando ligar o jogo de novo, o Pokémon estará tanto em seu time como dentro da Box. Há uma chance, no entanto, da clonagem ser mal feita e o ? ? ? ? ? aparecer no lugar do clone, que é o que queremos aqui. Para tal, há uma dica: a Box usada deve ter de 15 a 18 monstrinhos. Outro conselho: não desista na primeira tentativa, pois muitas podem ser necessárias.


  • Como o bug funciona:
O método de clonagem funciona porque o jogo salva primeiro os Pokémon armazenados no PC e depois os demais dados (que incluem os monstrinhos em seu time). Logo, se você interromper a gravação na metade, o game terá salvado os seus Pokémon no BOX do PC, mas não terá salvado a nova configuração do seu time (que, nesse caso, já não possui o mesmo Pokémon guardado no PC). Em outras palavras, você terá o mesmo monstrinho no time e no PC ao mesmo tempo.

Sim, esse é o sprite
de óË {e Ái

óË {e Ái (vulgo “Oi, e aí?) – Terceira geração

Ok, se você achava que a passagem para o GBA colocaria um fim nos Pokémon bug, aqui vai uma “falha na Matrix” que atinge bem no ponto considerado mais bem estruturado da terceira geração de monstrinhos: os EVs. Não sabe do que eu estou falando? NossoTreinamento com EVs pode ajudá-lo a entender esse importante recurso que abre espaço para muito mais estratégias na série Pokémon. Basicamente, o EV (effort value) é uma pontuação invisível recebida a depender do adversário derrotado e que se reverte em um bônus para um atributo específico quando seu Pokémon galga um novo nível. Basicamente, se você quer que seu Rapidash tenha mais velocidade, enfrente Pokémon que deem EVs de velocidade e a cada quatro pontos acumulados, a velocidade de seu Rapidash aumentará em um quando o nível chegar.

Já os Berry podem neutralizar ou diminuir a ação dos EVs na versão Emerald. E é interessante notar como uma combinação específica de ações pode desencadear um Pokémon com -1 de HP! Essa mesma falha pode levar a um Pokémon bug, oóË {e Ái e uma série de outros erros na terceira geração como ovos sendo usados para lutar e até mesmo Pokémon derrotados levantando-se para batalhar. óË {e Ái é um mero retângulo bege que fica subindo na tela repetidas vezes sem muita utilidade em batalhas.

  • Como capturar:
Para capturar o óË {e Ái, você precisará de um cartucho de Emerald (Ruby e Sapphire não funcionarão) e outro de FireRed ou de LeafGreen. Em Emerald, coloque um Pokémon sem muito treinamento com EVs de HP numa situação em que o HP dele seja 1. Para tal, recomendo enfrentar monstrinhos fracos, pois as pequenas quantidades de dano por eles infligidas fazem com que seja mais fácil controlar a queda de HP. Em seguida, use o Pomeg Berry. Esse Berry diminui 10 EVs de HP de seu monstrinho caso ele tenha menos do que 100 EVs desse atributo. Por exemplo, se o seu Pokémon tem 8 EVs de HP, um Pomeg Berry irá zerá-lo. A perda de 8 EVs de HP resultam num decréscimo de 2 no atributo HP. Logo, se o seu Pokémon só tiver 1 de HP sobrando no instante em que se usa esse Berry, ele irá de 1 para.. -1 de HP!

Com o seu Pokémon morto-vivo no time, transfira-o para um cartucho de FireRed ou LeafGreen e tenha-o como único integrante do time. Em seguida, use um item de recuperação e o Pokémon zumbi passará a ter o HP 0. Como você deve saber, 0 de HP significa que seu Pokémon está desmaiado e, por ser o único da equipe, isso significaria voltar automaticamente para o Centro Pokémon como se tivesse sido totalmente derrotado numa batalha, mas não é o que acontece. Logo, você terá como único Pokémon no seu time um monstrinho “desmaiado”. Repita o método para ter pelo menos dois Pokémon com 0 de HP, compre um Revive e inicie uma batalha contra um treinador – não aconselho nos matinhos.

Exemplo de um Pomeg glitch
sendo executado num Arbok




Assim que a luta começar, você será obrigado a usar o Pokémon “desmaiado” para batalhar, mas o jogo ainda não detectará que você foi derrotado. Antes de mais nada, use o Revive para trazer de volta seu outro Pokemon com 0 de HP. Imediatamente, o jogo lhe forçará a trocar de Pokémon. Seja um bom treinador e utilize o Pokémon recém-revivido. Mesmo com o som de erro inicial, você irá jogar o próximo Pokémon, mas o game dirá que seu oponente também irá trocar de monstrinho. Escolha “YES” quando lhe for perguntado se deseja trocar de Pokémon também e, em seguida, seleciona “Cancel” ou escolha o Pokémon com 0 de HP. Essa ação forçará o jogo a lançar óË {e Ái como seu próximo Pokémon.

Ok... e ai? óË {e Ái simplesmente ficará indo para cima da tela e voltando pra baixo. A batalha não irá prosseguir, ou seja, não dá para atacar com óË {e Ái, muito menos vê-lo como parte de seu time ou tirá-lo da luta. Dessa forma, não podemos considerá-lo como “capturado”.

Isso é o mais próximo de "capturável"
que chegaremos em relação a óË {e Ái
  • Com o bug funciona:
O problema todo gira em torno de uma batalha na qual seu Pokémon tem 0 de HP, mas o game não percebe que você foi derrotado e não tem mais monstrinhos para usar. A questão é: por que o jogo não percebeu isso? Simplesmente por que o seu Pokémon tinha -1 de HP (que é interpretado como 65.535, uma quantidade de causar inveja em qualquer Blissey da vida) e foi para 0 de HP. Mas tal mudança se deu por meio de um item de cura e a programação de Pokémon jamais interpreta uma restauração de HP como gatilho para a ação de ser transportado para o Centro Pokémon por ter sido derrotado. Ou seja, mesmo com 0 de HP, você não foi considerado derrotado.

Não perca, na semana que vem, a caça a novos Pokémon bug! Exploraremos monstrinhos bug capturáveis (ou não) nas quarta e quinta gerações da série. Até lá, veja como tentar obter outra espécie de monstrinho bug, os ovos lutadores.
Nem mesmo Detona Ralph se
viu livre de um Missingno da vida
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Daniel Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário