quinta-feira, 28 de março de 2013

Um Poucos sobre Team Aqua e Team Magma



Escolher seu Pokémon inicial, enfrentar os ginásios e em meio a essa aventura, derrotar um grupo criminoso. Essa parece não ser uma tarefa muito complicada para uma criança, ou mesmo para um adulto, na série de jogos dos monstrinhos de bolso. Hoje vamos entender melhor quais os objetivos, interesses e história de dois dos grupos criminosos que atuam na região de Hoenn: Team Aqua e Team Magma. Neste especial, iremos investigar seus esconderijos e descobrir seus segredos. Tragam seus melhores Pokémon!


Distintas, mas semelhantes


Team Aqua e Team Magma são as duas organizações criminosas que atuam na região de Hoenn. Team Aqua possui o papel principal na versão Sapphire da franquia, enquanto Team Magma ocupa esse espaço na versão Ruby. Como Team Aqua tem como foco o Pokémon Kyogre e Team Magma, Groudon, muitos fãs esperavam que em uma nova versão do jogo existisse um grupo tendo como foco Rayquaza. Uma lógica simples, mas a Nintendo sempre acaba por fazer o que os fãs não imaginam, como Pokémon Platinum (onde muitos esperavam "Opal") e Black 2 & White 2 (onde muitos esperavam "Gray"). Diferente do esperado, em Pokémon Emerald, temos que lutar contra os dois grupos! E se derrotar uma organização criminosa já podia parecer muito para uma criança em uma jornada Pokémon, na lógica da Game Freak, derrotar duas não faria tanta diferença. Uma ótima escolha por apimentar a história do jogo e tornar tudo mais divertido.

Um fato que preocupou fãs na época foi o fato de tanto Team Aqua como Team Magma terem o mesmo local como esconderijo: Lilycove City. Como poderíamos ter ambas no mesmo jogo? Para alegria de muitos, esse problema foi resolvido com o esconderijo de Team Magma recebendo uma nova localização em Pokémon Emerald, no interior do Mt. Chimney, com entrada pela Jagged Pass.

Team Aqua e Team Magma possuem caminhos muito semelhantes e ao mesmo tempo bem opostos. Sabemos que enquanto uma busca Kyogre, outra busca Groudon. Enquanto uma quer preencher o planeta com água, outra quer que a massa terrestre predomine. Apesar de encontrar os membros da organização logo no início do jogo e frustrar seus planos, elas voltam a aparecer em partes mais avançadas da história, sempre fazendo pequenas coisas que ligam ao seu objetivo final. Em Pokémon Emerald temos uma visão melhor disso, já que podemos acompanhar o desenvolvimento de ambas organizações paralelamente. Diferente de Ruby & Sapphire, temos uma conclusão melhor para essa história, pois Archie e Maxie, os líderes das organizações, concluem que fizeram uma besteira muito grande ao presenciar o conflito entre Kyogre e Groudon e sua consequência para o mundo. Conflito esse que é controlado por Rayquaza, como já havia acontecido em uma época muito distante.

O oceano, a terra, e o céu


Os mitos de Hoenn foram estudados por Cynthia, e segundo ela, junto aos de Sinnoh, são os mais interessantes. Baseados em lendas bíblicas, Kyogre, Groudon e Rayquaza fazem uma referência direta ao grande diluvio de Noé. Isso não fica tão evidente no começo da história do jogo, principalmente na versão Ruby, onde apenas acompanhando os planos de Team Magma, é difícil entender a história por completo. Em Emerald, com ambas as equipes e o conflito entre Kyogre e Groudon, isso fica mais claro. Ou talvez, melhor ainda, em Sapphire, onde o que temos é apenas chuva e mais chuva por todo o planeta. Por suas naturezas opostas, Groudon e Kyogre estão destinados a se confrontarem, mas Rayquaza sempre será o equilíbrio, aquele quem deve intervir e acalmar a situação.

Diferente da luta entre Kyogre e Groudon de tanto tempo atrás, nos tempos atuais Team Aqua e Team Magma obtiveram os artefatos lendários que possibilitariam o controle de Kyogre e Groudon. Esses itens,Blue Orb e Red Orb, podem ser encontrados também nas versões HeartGold & SoulSilver (respectivamente) e utilizados para capturar esses Pokémon lendários. Entretanto, sua visibilidade maior foi na adaptação animada da franquia ou até mesmo no sexto longa metragem. Há uma terceira joia, a Jade Orb, que é obtida pelo jogador apenas em HeartGold & SoulSilver depois de apresentar ao Professor Oak um Kyogre e um Groudon. Fora de Hoenn, nos jogos HeartGold e SoulSilver, Kyogre, Groudon e Rayquaza podem ser capturados na Embedded Tower (Johto, na rota 47) desde que o jogador tenha obtido o item correspondente.

As mentes por trás de tudo


Archie é o líder da Team Aqua e Maxie, da Team Magma. O exército liderado por esses dois costuma utilizar Pokémon muito semelhantes. Zubats e Poochyenas estão presentes em quase todos os combates contra eles, com adição apenas de Carvanha para os membros do Team Aqua e Numel para os membros da Team Magma. Em Emerald, os membros de Team Aqua, além desses Pokémon usam Golbat, Mightyena e Wailmer. Já os membros de Team Magma adicionam apenas Mightyena e Baltoy aos seus times. Em todas as versões, durante a história chegamos a enfrentar pouco mais de vinte desses subordinados com pouca variação entre seus times.

O número de vezes que enfrentamos os líderes dessas organizações varia de acordo com a versão que estamos jogando. No caso de Archie, ele vem munido de Crobat, Mightyena e Sharpedo durante o último combate e os níveis são os mesmos entre as versões Sapphire e Emerald. A diferença maior fica por conta de Maxie que, além de variar o nível dos Pokémon que usa durante o combate, ainda mostra uma batalha em dupla, na companhia de Tabitha. No mais, a equipe de Maxie é idêntica à equipe de Archie, substituindo apenas Sharpedo por Camerupt. É, bem que a Game Freak poderia ter sido mais criativa, não?


Infelizmente, a história dos jogos de Hoenn não foi tão profunda e detalhada como as de Kanto, Johto e Unova. Podemos esperar que os auxiliares dessas organizações ganhem uma participação maior em um futuro remake de Ruby & Sapphire, tal como eles têm uma participação mais relevante na adaptação animada e nas histórias dos mangás. Tanto que há até mesmo membros importantes dessas organizações que aparecem apenas na história do anime ou mangá. E vocês leitores? Conte-nos suas experiências com as equipes Team Aqua e Team Magma!

Fonte:http://www.nintendoblast.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário