domingo, 24 de março de 2013

Tipo Ice (Gelo)



Introduzido na primeira geração, o tipo Ice contava, primeiramente, com 5 Pokémon. Muitos deles foram aparecendo com o tempo, hoje tendo atingido a marca de 29 representantes, ou 4,47% dos 649 Pokémon. A quinta geração foi a que mais lançou monstrinhos de gelo, foram sete. Por outro lado, a primeira foi aquela em que mais técnicas do tipo foram adicionadas, seis. Hoje, esse número já subiu para 20. Na antiga classificação de tipos, empregada nas gerações um, dois e três, as técnicas do tipo Ice eram do grupo Especial, em que, para atacar, não é necessário fazer contato com o oponente. E, no Trading Card Game (TCG), Ice está incluído no tipo Water.

Obs: Na contagem dos Pokémon de gelo, foram desconsiderados Castform em sua Snow Form e Rotom na forma Frost, uma vez que essas são formas alternativas desses Pokémon, formas que diferem das naturais.


Na batalha

O tipo Ice é:
Super efetivo contra: Dragon, Flying, Grass, Ground
Pouco efetivo contra: Fire, Ice, Steel, Water
Não tem efeito contra: ---
Tem resistência a: Ice
Tem fraqueza a: Fighting, Fire, Rock, Steel
É imune a: ---

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a imunidade quase total que os Pokémon tipo Ice tem à condição de congelamento (freeze). Somente as técnicas Tri Attack e Secret Power (sob a neve ou no gelo), que não são (sempre) de gelo, podem congelá-los. Além disso, os tipo Ice são completamente imunes a chuvas de granizo (hailstorms), mas, ao mesmo tempo, podem iniciá-las, gerando danos a cada turno a Pokémon de outros tipos. O granizo traz alguns outros benefícios a Ice, como aumentar para 100% as chances de Blizzard acertar (accuracy) e ativar as habilidades Ice Body (o Pokémon gradualmente recupera HP na chuva de granizo) e Snow Cloak (aumenta a evasiva, evasion, sob chuva de granizo), comuns a criaturas do tipo.

Os stats de monstrinhos de gelo são mais ou menos equilibrados, com Special Attack e Special Defense um pouco mais elevados e Speed um pouco mais atrás. Contudo, devido a sua única resistência ser a técnicas do próprio tipo (resistência esta inexistente para Articuno, Delibird, Kyurem, Snover, Swinub e suas linhas evolutivas), é considerado por muitos o pior tipo defensivamente.

Por outro lado, no ataque, técnicas de gelo são excelentes porque há muitos Pokémon duplamente fracas a elas, fora o fato de que auxiliam criaturas Water e Dragon em batalhas contra suas respectivas fraquezas Grass e Dragon. Pokémon tipo Ice também podem aprender técnicas Water, tendo armas contra monstrinhos Fire e Rock, a que têm fraqueza.

Infelizmente, algumas combinações que o tipo gelo faz com outros pode trazer desvantagens. Snover e Abomasnow (Ice/Grass), assim como Celebi, Exeggcute e Exeggutor (que são de outros tipos), são Pokémon com sete fraquezas! Mas há alguns monstrinhos gelados que são grandes exemplos de poder e força. Lapras e Vanilluxe, por exemplo, tem como base stat total 535, cada, o que faz deles os tipo Ice com maior base stat total (fora lendários). Por outro lado, o Pokémon totalmente evoluído cujo base stat total é o menor dentre os gelados é Delibird, com 330.


Algumas técnicas do tipo Ice

Ice Beam (Special) - O alvo é golpeado com um raio gelado de energia. Pode também congelar o alvo.
Powder Snow (Special) - O usuário ataca com uma rajada congelante de neve poeirenta. Pode também congelar o alvo.
Hail (Status) - O usuário inicia uma chuva de granizo que dura cinco turnos. Ela causa dano a todos os Pokémon que não sejam tipo Ice.
Ice Fang (Physical) - O usuário morde o alvo com presas congeladas. Pode também fazer o alvo hesitar (flinch) ou congelá-lo.
Freeze Shock (Special) - No segundo turno, o usuário acerta o alvo com gelo eletricamente carregado. Pode deixar o alvo paralisado.

Obs: Para mais informações sobre a condição de congelamento e outros problemas de status, clique aqui.


Especialistas do tipo gelo

Em todas as cinco regiões dos jogos principais pode-se encontrar um Líder de Ginásio ou membro da Elite dos 4 que prefere batalhar com Pokémon tipo Ice. Identifique quem são esses especialistas de gelo logo abaixo:

Pryce (Johto) - Líder do Ginásio de Mahogany Town --> Seel, Dewgong, Piloswine (utilizados na Batalha de Ginásio em HeartGold & SoulSilver)
Candice (Sinnoh) - Líder de Ginásio de Snowpoint City --> Sneasel, Piloswine, Abomasnow, Froslass (utilizados na Batalha de Ginásio em Platinum)
Brycen (Unova) - Líder de Ginásio de Icirrus City (em Black & White, apenas) --> Vanillish, Cryogonal, Beartic (utilizados na Batalha de Ginásio em Black & White)
Pryce, Candice e Brycen

Lorelei (Kanto) - membro da Elite dos 4 --> Dewgong, Cloyster, Piloswine, Jynx, Lapras (utilizados na segunda batalha no Indigo Plateau em FireRed & LeafGreen)
Glacia (Hoenn) - membro da Elite dos 4 --> 2 Sealeo, 2 Glalie, Walrein (utilizados na batalha em Ever Grand City em Emerald)
Lorerei e Glacia
Obs: Todos os Líderes de Ginásio do tipo Ice são os sétimos Líderes a serem enfrentados em sua respectiva região.

Obs2: Em Black 2 & White 2, cuja estória se passa dois anos após os fatos dos jogos precedentes, Bycen não é mais Líder de Ginásio de Icirrus City. Isso porque ele decide renunciar ao cargo para voltar a atuar no  Pokéstar Studios.

Obs3: Nas gerações II e IV, cuja estória ocorre três anos após a das gerações I e III, Lorelei deixa de ser membro da Elite dos 4 de Kanto. Ao que tudo indica, ela decidiu ficar nas Ilhas Sevii para proteger sua família e amigos.

Os Pokémon tipo Ice

A maioria dos Pokémon do tipo vivem em cavernas ou montanhas nevadas, apesar de que há aqueles que preferem o mar (todos tipo Ice/Water ou vice-versa), florestas e mesmo cidades. O curioso é que, apesar de adorar o gelo, alguns deles precisam do sol e do calor, como a família evolutiva de Vanillite e Lapras. Inclusive, há uma teoria que explica que Vanillite foi formado por sincelos (pedaços de gelo fixados em árvores) banhados pela luz solar. Já Lapras migra para regiões tropicais do planeta para procriar.
Os tipo Ice ainda têm o hábito de caçar. No entanto, alguns preferem se alimentar com neve, gelo e água. Outros gostam mesmo é de cogumelos e berries. Já Sneasel tem um exemplo de dieta bem variada. Ele adora os ovos de Pidgeys, mas também come alguns berries. Kyurem, por outro lado, gosta de um cardápio que pode assustar. Segundo as lendas, esse Pokémon deixa a Giant Chasm, onde vive em Unova, à noite para congelar Pokémon e pessoas de Lacunosa Town, antes de comê-los.

Uma vez que os países do hemisfério norte do planeta Terra comemoram o Natal no inverno, alguns Pokémon de gelo tem relação com essa data comemorativa. No episódio Holyday Hi-Jynx, da primeira temporada, Papai Noel pediu ajuda a um Lapras para resgatar um de seus Jynx, que ajudam o bom velhinho na hora de fabricar e entregar os presentes de Natal. Já no especial Delibird's Dilemma, da temporada Pokémon Chronicles, é mostrado que Delibird também ajudam o Papai Noel na entrega dos presentes. Por fim, Snover e Abomasnow são baseados nas árvores coníferas que, no Natal, são cortadas apenas para enfeitar as casas das pessoas.

Essas criaturas de gelo também têm histórias tristes para contar. Mamoswine, por exemplo, é muito raro de se ver hoje em dia. Habitantes comuns do planeta na era do gelo, eles são ameaçados pelo aquecimento no clima. O pior é Lapras, que corre risco de extinção. Apesar de ser bastante dócil, este Pokémon ainda é alvo das caçadas humanas, a exemplo dos animais que habitam o nosso mundo.

Kyurem, Zekrom, Reshiram e suas fusões
Como lendários de gelo, temos ArticunoRegiceKyurem. O primeiro é um dos três Pássaros Lendários de Kanto, que apareceu no segundo filme da série. Articuno é capaz de fazer nevar quando voa pelos céus. Já Regice, membro do Trio de Golens Lendários de Hoenn, foi moldado por Regigigas a partir do gelo e aparece no oitavo filme da franquia. E o antagonista do filme 15, Kyurem, espera por um heroi que preencha as partes perdidas de seu corpo com verdade ou ideais - ou seja, ele pode ser fundido com Reshiram ou com Zekrom.

Pokémon tipo Ice têm muitas outras curiosidades divertidas para serem desvendadas. Porque, querendo ou não, o frio também tem suas vantagens.




Referências: Bulbapedia, s180.photobucket.com, s718.photobucket.com,     24.media.tumblr.com
Para referências de uma imagem específica, clique sobre ela.


Fonte:http://www.poke-blast-news.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário