quarta-feira, 27 de março de 2013

Mistério: Usar um ovo para batalhar em Pokémon. Realmente impossível?


Coelhos podem não botar ovos (tampouco de chocolate), muito menos Pokémon mamíferos, mas, em clima de Páscoa, quem somos nós para discutir essas inconsistências biológicas? Tal qual no nosso mundo, os ovos também são elementos muito importantes do universo de Pokémon. Conhecidos por serem os calmos e confortáveis recipientes onde os monstrinhos desenvolvem-se até poderem enfrentar batalhas, os ovos de Pokémon sempre foram inofensivos. Mas, por ocupar um espaço em seu time de monstrinhos, alguns treinadores se perguntaram se é possível usá-los em uma batalha. E é esse mito que iremos desvendar no MythBlasters de hoje!

Quem é veterano na série Pokémon provavelmente responderá a essa questão com um absoluto "não". E ponto final. Isso por que todos sabemos que ovos não podem ser lançados pelos treinadores nas batalhas. Eles apenas ocupam espaço no time e não podem ser o único "Pokémon" na sua equipe, para que você não entre numa batalha sem ter como lutar. Mas, sim, o fato é que há alguns métodos que supostamente permitem a um ovo entrar no ringue. Vamos explorar essas maneiras e pô-las à prova, sempre tendo em mente que dispositivos irregulares (como GameShark, Action Replay, etc) não são válidos - apenas bugs disponíveis no jogo.
Ovos lutando?
Pronto, mito confirmado!

Um ovo... dentro de um ovo? (Segunda geração)

A segunda geração de Pokémon não só trouxe os ovos para a mecânica da série, como também foi o lar do primeiro bug envolvendo-os. Através de uma falha na programação, conhecida como "Celeby Egg Glitch" por ser a única maneira de obter um Celeby em Pokémon Gold & Silver, é possível conseguir um ovo de qualquer Pokémon existente... até mesmo de um ovo. É muito complicado fazer o bug funcionar, pela quantidade de pré-requisitos e passos, além da própria dificuldade que é ainda ter um Game Boy e um cartucho da segunda geração de Pokémon. Bom, os requisitos são um ovo de um Pokémon que nasceria com, no mínimo, três golpes quando chocasse, um ????? (Pokémon bug vítima de uma clonagem malfeita. Para capturá-lo, saiba como na 41ª edição da Revista Nintendo Blast) e mais sete Pokémon inúteis, preferencialmente os mais comuns e fracos possíveis.
Err... quem precisa
de lógica, não é?
Primeiramente, coloque esse ovo de Pokémon no BOX do PC, mantendo, no time, cinco Pokémon comuns e o ?????. Empreste ao Day Care o ????? e, em seguida, retire-o de lá. Assim que o ????? estiver na sua equipe novamente, coloque-o como primeiro do seu time e acesse o PC. Através da opção "Move Pokémon without mail", você deverá pegar mais um Pokémon comum de algum BOX e colocá-lo como primeiro do time, já que o ????? não irá aparecer na equipe. Sim, isso fará com que você tenha incrivelmente sete Pokémon na mão, e esse último a entrar acabará ficando com nome do seu treinador (mesmo que tenha sido trocado). Retorne ao Day Care e deixe o ????? lá.

De volta ao PC, deposite os dois primeiros monstrinhos do seu time e, usando o "Move Pokémon without mail", coloque o ovo de Pokémon no primeiro espaço do time. Os outros quatro Pokémon devem ser depositados em seguida e mais um monstrinho comum (um que ainda não tenha sido usado nesse processo) deve ser transferido do PC para o time pela opção withdraw. Com essa configuração da equipe, ande para que o ovo choque-se, revelando um Pokémon no nível 0, que só pode ser usado em batalha após subir alguns níveis.
Agora você me pergunta:
como um ovo pode se debater?
E que Pokémon nascerá? Tudo depende do terceiro golpe do Pokémon que nasceria desse ovo caso não tivéssemos explorado a falha na programação. Se o golpe fosse Beat Up, teríamos visto um Celebi nascer, já se o golpe fosse o inútil Splash, ironicamente sairia do ovo um poderoso Mewtwo. Isso acontece por que o número indicador do golpe coincide com o indicador de um monstrinho. Nesse caso, o golpe Beat Up e Celebi são de número 251. Os ovos, no entanto, são de número 253 e, infelizmente, não há nenhum golpe com essa numeração. Logo, o ovo que dá vida a outro ovo continua sendo apenas um mito para nós, meros mortais. Mas, a nível de curiosidade, é possível utilizar esse ovo se obtido através de dispositivos não oficiais. Basicamente, é um ovo que constantemente choca-se em outro ovo, mas que pode ser usado numa batalha. Ele perde a luta automaticamente em Gold & Silver e apenas usará o golpe Struggle em Crystal, logo, capturável ou não, não podemos considerá-lo como utilizável em batalhas.
Não, Chansey, não era isso o que
queríamos dizer com "lutar com um ovo"

Um ovo pra lá de precoce (Terceira geração)

Nem mesmo a terceira geração de Pokémon esteve a salvo de mais uma aberração relacionada a exploração ilegal de ovos de monstrinhos de bolso. E aqui a coisa fica muito mais interessante, já que os ovos são sim capazes de lutar. O bug que usaremos para fazer um ovo magicamente confrontar outro Pokémon é o "Pomeg glitch", que permeia quase que todas as anomalias da terceira geração da série.

Basicamente, esse erro na programação permite que o jogador continue a perambular pelos mapas do jogo sem ter nenhum Pokémon apto para lutar, ou seja, com todos os monstrinhos no time com 0 de HP ou sendo ovos. Como você deve saber, tais circunstâncias levariam o game a transportar o jogador imediatamente ao Centro Pokémon e restaurar o HP de todos os seus monstrinhos, mas, graças ao "Pomeg glitch", essa ação não ocorre. Vejamos como funciona:

Boa tentativa, Exeggutor.
Mas, não, não era isso o que queríamos.
Em Pokémon Emerald, tenha em seu time um Pokémon com pouquíssimo treinamento em EVs de HP (para saber mais sobre EVs, confira nosso guia), um ovo e um Pomeg Berry. Experimente deixar o seu monstrinho com 1 de HP, o que pode ser feito lutando contra Pokémon mais fracos, para poder controlar melhor a queda de HP. Use então o Pomeg Berry, o que fará seu Pokémon perder 10 EVs de HP. Como cada 4 EVs convertem-se em 1 ponto de um atributo específico, perder 10 EVs provocará uma redução de 2 de HP. Como seu Pokémon, naquele momento, tinha apenas 1 de HP, perder mais 2 levará ele a registrar um HP de inacreditável -1. Apesar disso, o game estranhamente interpretará -1 como uma quantidade colossalmente grande, então prepare-se para ter um Pokémon com 65.535 de HP! Nos status do monstrinho, essa quantidade será mostrada como "?35".

Exemplo de um Pomeg glitch sendo executado.
Arbok com -1 de HP foi restaurado para 0 de HP
Ok, temos um monstrinho com -1 de HP. Agora, use um item de restauração (Potion, por exemplo) em seu Pokémon afetado pelo bug. A recuperação de vida levará ele a 0 de HP, mas isso não levará o jogador diretamente ao Centro Pokémon, pois a ação de recuperar HP jamais é interpretada pela programação do jogo como gatilho para teletransportá-lo ao Centro Pokémon. Em suma, você conseguiu ter, em seu time, um Pokémon com 0 de HP e um ovo, mas nem por isso foi movido para o Centro Pokémon. Agora, coloque o ovo no primeiro espaço do time e inicie uma batalha. Sem ter outra alternativa, você será obrigado a usar seu querido ovo como lutador.

O ovo aparecerá como o Pokémon que viria a nascer dele, o que inclui o sprite, nível inicial, golpes, etc. A única diferença (além do nome ser EGG), será na coloração do sprite, que usará a mesma seleção de cores utilizada no sprite de um ovo. E, sim, ele pode lutar como se fosse um Pokémon normal, inclusive elevar seu nível, aprender golpes e até evoluir. Você poderá ainda chocar o ovo posteriormente, o que fará seu monstrinho retornar ao nível 5, zerar todos os EVs e pontos de experiência obtidos. Ainda assim, golpes e evoluções serão conservados de sua vida de ovo, o que permite ter, no nível 5, Pokémon em último estágio de evolução e com diversos golpes avançados.


E chocamos uma resposta



Sim, é possível lutar com um ovo! Apesar de a maneira descoberta na segunda geração estar longe do nosso alcance, a solução elucidada na terceira geração (e realizada apenas na versão Emerald) permite, sim, que um ovo entre em combate, derrote adversários, eleve seu nível e até evolua! É claro que não recomendamos que você faça esse tipo de manobra, pois, sendo um bug, é sempre imprevisível como cada cartucho reagirá à falha na programação. Além do mais, esse tipo de ação não é bem vista em campeonatos e disputas oficiais. Mas serve com uma boa curiosidade e uma curiosa maneira de comemorar a Páscoa... ou talvez simplesmente comer ovos de chocolate seja mais interessante. O Nintendo Blast continuará a capturar novos mitos relacionados à série Pokémon e colocá-los à prova, mas, até lá, confira outro MythBlasters sobre ovos misteriosos!

Alguém avise ao Ash que
esses ovos não são de chocolate!
Fonte:http://www.nintendoblast.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário